-
Arquitetos: UNITEDLAB Associates
- Área: 70 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Pace Studio, UNITEDLAB Associates
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construído em um museu que foi abandonado durante a construção, o pavilhão foi projetado a pedido da incorporadora que o adquiriu em benefício da comunidade. Devido às circunstâncias, o orçamento total do projeto foi extremamente baixo, US $ 4.000 apenas para projeto, instalação e manutenção por 6 meses. Como resposta, o arquiteto optou por hastes e balões de alumínio para criar um ambiente estimulante para as crianças, que se tornou uma atração em escala nacional para a pequena cidade.
Como um pavilhão infantil, gostaríamos de despertar os sentidos das crianças e criar novos espaços lúdicos para elas brincarem juntas. Pretendemos proporcionar um trabalho de instalação em que as crianças possam brincar nas galerias externas disponibilizadas pelo cliente.
Projetamos uma arte de brincar com cores frescas e vibrantes, utilizando rosa e branco. A Floresta de Nuvens é uma instalação que atende pessoas de diferentes gerações, para que todas as idades possam apreciar seu projeto. Os adultos que moram nas redondezas o apreciam como um objeto de arte e as crianças brincam com ele. O terreno está localizado em um espaço de exposição ao ar livre cercado por paredes de concreto com aberturas. A instalação é composta principalmente por três materiais: barras de altura flexíveis rosa, balões brancos e fios de alumínio.
Primeiro, as barras flexíveis rosa foram implantadas no solo, variando em níveis de densidade. As áreas superdensas de barras flexíveis permitem que apenas crianças pequenas passem e brinquem. Já as áreas menos densas são largas o suficiente para que os pais passem e supervisionem seus filhos. Em seguida, os balões brancos são colocados no topo das barras flexíveis rosa. Esses balões não estão diretamente conectados às barras, de modo que cada um se move de forma independente. O movimento das crianças e os toques nas barras são transmitidos para os balões, que se movem. Entre o balão e a barra, há uma camada de arame para que os balões não caiam no chão.
Fomos selecionados como vencedores desse projeto, portanto, precisávamos projetar, instalar e garantir sua manutenção por seis meses. Como podemos criar uma estrutura que abrange espaço e geração? Os pais podem andar enquanto as crianças correm. Graças à densidade variável do poste, a instalação oferece às crianças um caminho de circulação para correr, caminhar ou ficar de pé. Mesmo em um local pequeno, existem espaços para brincar, bem como encontros sociais.
Nós nos comunicamos frequentemente com a equipe do museu para auxiliar no gerenciamento desta instalação de forma eficaz e com sucesso. O prédio estava parado antes da construção desse pavilhão, o cliente comprou e transformou em um museu local. Assim, eles queriam que o museu e seus eventos envolvessem ativamente a vizinhança. Instalamos um meio entre uma arte e uma instalação com um orçamento muito baixo. Precisávamos manter as condições de instalação por seis meses, independentemente das mudanças climáticas sazonais e dos dias de fechamento do museu.
Este espaço lúdico tem como objetivo retratar um aspecto metafórico e funciona como uma instalação interativa que agrada as crianças e adiciona outra dimensão de arte às coleções do museu.